12 VITAMINAS ESSENCIAIS PARA PELE E CABELO

Cabelo ressecado, pele sem viço ou enrugada? Saiba que alimentos consumir para driblar esses vilões da beleza. Comer muitas frutas e verduras é a dica básica para conseguir resultados.

Mas que tal nos aprofundarmos mais um pouco e vermos que alimentos de fato fazem bem para nossos tecidos da pele, para o cabelo e para as unhas.

Um guia completo para você ver quais são as vitaminas para pele que você consegue apenas com uma alimentação saudável

Matéria feita com a colaboração da nutricionista parceira do Exercício em Casa, Lara Natacci.

O papel das vitaminas para pele e cabelo

Em primeiro lugar, é importante consumir vitamina C. Ela ajuda a sintetizar substâncias que estabilizam as células da pele, evitando e prevenindo a formação de rugas.

Em segundo lugar, saber que os mineiras também têm o seu papel. Cobre, manganês e silício são essenciais para a produção das células da pele. Fique tranquila! Os minerais podem ser encontrados nos alimentos.

Quanto ao cabelo, temos a vitamina B na linha de frente. Enquanto a B12 previne ressacamento e calvíce, a B12 mantém a integridade dos tecidos plásticos (pele, unhas e cabelo).

Vitaminas de cada alimento

1- Carotenóides: oferecem fotoproteção e ajudam na diminuição da vermelhidão causada pelo sol e inflamações. Têm ação anti-inflamatória e são importantes para o pigmento da pele. Onde achar: vegetais amarelos, como laranjas e tomates, cenoura, batata-doce, melancia, tangerina, mamão, abóbora…

2- Vitamina E: Antioxidante, ajuda a diminuir a ação dos radicais livres e as inflamações da pele. Excelente vitamina para pele ficar hidratada. Onde achar: germe de trigo, óleos vegetais ricos em ácidos graxos poliinsaturados, sementes, oleginosas (nozes, castanhas, pistaches), couve, frutas vermelhas, abacate e aspargos, mamão…

3- Vitamina C: É responsável pela formação da proteína colágeno, que confere à pele tenacidade e firmeza. Também tem ação antioxidante (retardando o envelhecimento), anti-inflamatória e combate manchas escuras. Onde achar: tomate, melão, pimentão verde, repolho cru, morango, abacaxi, brócolis, batata, couve de bruxelas e espinafre, laranja, acerola..

4- Zinco: mega importante para ter uma pele hidratada, evitando rugas. Quem consome menos zinco do que deveria pode ficar com a pele ressecada. O zinco também tem uma função importante para os cabelos, pois ele interage com a vitamina A para a manutenção dos folículos pilosos (responsáveis pelo crescimento dos pelos). Onde achar: ostras, grão-de-bico, carne vermelha, feijão, frango, leite, fígado, moluscos, arenque, farelo de trigo, açafrão, gengibre, iogurte, leite, castanha de cajú…

5- Silício: melhora o aspecto da celulite e deixa a pele mais viçosa, com mais brilho. Onde achar: espinafre, alface, frutas secas, aveia, cevada, tangerina, lentilha, coentro, arroz integral, maçã, laranja…

6- Ubiquinona: Esta enzima tem importante ação antioxidante, já que ela participa da transformação dos nutrientes em energia dentro da célula, prevenindo o envelhecimento. Onde achar: aspargo, frango, carne vermelha, atum, salmão, sardinha, damasco, sementes oleaginosas

7- Cobre: vitamina para pele que age na origem das fibras colágenas e elásticas. Ação antioxidante. Sua deficiência pode causar manchas na pele. Onde achar: fígado, moluscos, grãos integrais, cereais, legumes, rins, aves, ovo, cacau em pó, e castanhas.

8- Magnésio: mantém a hidratação celular a e maciez da peleOnde achar: leguminosas, sementes, nozes, cereais de trigo integral, castanhas, carne, leite, tofu, vegetais verdes e legumes.

9- Selênio: uma quantidade pequena basta. É antioxidante e antimicótico local, pode ser usado no tratamento da celulite e previne o envelhecimento. Onde achar:castanha-do-pará, nozes, lentilhas, gérmen de trigo…

10 – Flavonóides: estes nutrientes, ótimas vitaminas para pele, são encontrados em plantas que combatem a fragilidade dos capilares (vasos sanguíneos pequenos). Eles têm ação antioxidante, antialérgica.  As antocianidinas, flavonóides que ajudam a retardar o envelhecimento, originam as cores vermelha escura, azul e violeta encontradas em várias plantas. Onde achar: amoras, acerola, cereja, framboesa, uvas vermelhas e roxas, amoras azuis e pretas, especiarias, casca de berinjela..

 11- Biotina: A falta de biotina causa descamação da pele e queda e cabelo. Esta substância também ajuda a  metabolizar proteínas na raiz do cabeloOnde achar: fígado, cogumelos, amendoim, leite, carne, gema de ovo, vegetais, banana, laranja, tomate, melão e morango…

12- Vitamina B2: Previne fissuras no canto da boca, ao redor dos olhos e do nariz e fotofobia, facilita a utilização de oxigênio nos tecidos da pele, unhas e cabelo. Possui qualidades antioxidantes, Onde achar: leite e derivados, carnes, vísceras, vegetais de folhas verdes, cereais enriquecidos, pães, ovos…

Quanto de vitamina devo consumir por dia?

Para tirar proveito dessas vitaminas, estes alimentos devem ser consumidos de preferência crus ou pouco processados. Fritura só em casos de exceção. Evite também temperos prontos industrializados que contém muito açúcar, sal ou conservantes. Frutas e vegetais devem ser consumidos todos os dias. Você deve comer, no mínimo, 3 porções de vegetais e mais 3 porções de frutas. Já os cereais, preferivelmente integrais, devem ser consumidos de 4 a 5 vezes ao dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *